Letramento e Multimodalidade
A coleção English Playground se apoia em pesquisas sobre letramentos e bilinguismo, amparada pelas normas da BNCC e pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Bilíngue (2020), com observância ao
desenvolvimento de conhecimentos dos outros componentes curriculares por meio do inglês. Trata-se de processo educativo que se volta para o princípio da interdisciplinaridade na organização das aprendizagens essenciais no desenvolvimento de competências e habilidades previstas pela BNCC. As ações pedagógicas para o aprender bilíngue do English Playground são instigantes e desafiadoras, e nelas o aprendiz assume AGÊNCIA de modo a fortalecer sua autonomia, tomada como ação imprescindível na aprendizagem.
A interculturalidade é outro princípio incorporado à coleção a fim de incentivar o reconhecimento e o respeito ao mosaico de diferenças socioculturais, políticas e das diversidades próprias da era atual.
O English Playground assegura uma aprendizagem bilíngue envolvente ao incluir as metodologias ativas em suas recomendações para o professor. São propostos ainda alguns recursos digitais como, por exemplo, o Kahoot, o Padlet, o Jamboard, o Voki, o Audacity, entre vários outros, para ir ao encontro do interesse, a cada dia mais intenso, dos alunos por interações no meio on-line. Tutoriais sobre esses e outros recursos digitais são disponibilizados para os professores que adotam a coleção. Vídeos criados pela autora, Professora Reinildes Dias, são colocados à disposição dos professores e alunos que fazem uso do material.
No primeiro e no segundo ano dos anos iniciais Ensino Fundamental, a ênfase das práticas pedagógicas recai na oralidade, na fala e na escuta. Muitas são as atividades para esse fim: parlendas, trava-línguas, jogos e brincadeiras tradicionais do Brasil e dos países de língua inglesa, observação do espaço escolar e relatos sobre ele, criação de personagens e apresentação de suas características físicas, cultura maker, entre várias outras.
Abordagem de Ensino
LINGUAGEM DE TODOS PARA TODOS