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Educação Bilíngue

POSSIBILIDADES DE INTERAÇÕES SOCIAIS MÚLTIPLAS PELA LINGUAGEM 

Programas de educação bilíngue são relativamente recentes no contexto das escolas brasileiras e passam a se intensificar na última década, especialmente nas instâncias particulares.

 

No Brasil, em linhas gerais, ser bilíngue significa conhecer a língua inglesa e a língua portuguesa. O nível de conhecimentos linguístico-discursivos não precisa ser necessariamente o mesmo, por mais que haja aspectos comuns no aprendizado de ambas. A coleção English Playground, por exemplo, agrega valor pedagógico a essas particularidades reconhecidamente partilhadas entre as duas línguas ao apropriar-se da noção de linguagem como ação social que se realiza em interações entre falantes/produtores de textos; ao enfatizar a abordagem via gêneros textuais para ambos os idiomas, ao reconhecer as variedades linguísticas nos registros da fala, leitura e escrita; e, acima de tudo, ao promover os letramentos sob o viés da interculturalidade, da diversidade contextual e da multimodalidade. Conviver com duas culturas diferentes uma da outra permite aos alunos maior entendimento de sua própria cultura e sua valorização, tornando-os mais predispostos a reconhecer e respeitar o que é diferente.

TIPOS DE ESPAÇOS EDUCACIONAIS BILÍNGUES

Sem detalhar muito, as escolas denominadas bilíngues que promovem o ensino de português e da língua adicional, usualmente o inglês, responsabilizam-se por oferecer um currículo único, integrado e ministrado nas duas línguas. Todos os professores do corpo docente são usualmente bilíngues. Essas instituições de ensino têm a obrigação de desenvolver as competências e habilidades de todos os componentes curriculares nas duas línguas, tendo em vista o que é normatizado pela BNCC.

 

Por outro lado, as escolas com carga horária estendida em língua adicional não se enquadram como bilíngues. Têm a obrigação de desenvolver as competências e habilidades prescritas pela BNCC para a língua portuguesa e para a língua adicional. A carga horária da língua adicional deve englobar três ou mais horas-aula, e a abordagem CLIL é usualmente adotada para atender ao critério específico de usar o inglês para aprender outros conteúdos curriculares.

O ENGLISH PLAYGROUND

English Playground e as atividades extras disponibilizadas em seu site atendem tanto as práticas pegagógicas de escolas com carga horária estendida, quanto as escolas bilíngues e as escolas particulares e públicas que primam pelo desenvolvimento de uma educação integral para seus alunos. As escolas e os professores que adotam o material contam com a consultoria da autora, Profa. Reinildes Dias, e com encontros síncronos via Zoom com ela duas vezes a cada semestre. O site do English Playground disponibiliza um Fórum Tira-Dúvidas para todos e todas que adotam a coleção como material de ensino bilíngue.

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