Letramento e Multimodalidade
Ensino Fundamental
A TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
Como salienta a BNCC (2018), a transição entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental “requer muita atenção, para que haja equilíbrio entre as mudanças introduzidas, garantindo integração e continuidade dos processos de aprendizagens das crianças, [...] de modo que a nova etapa se construa com base no que a criança sabe e é capaz de fazer, em uma perspectiva de continuidade de seu percurso educativo” (BRASIL, 2018, p. 53). A “síntese das aprendizagens deve ser compreendida como elemento balizador e indicativo de objetivos a ser explorados em todo o segmento da Educação Infantil, e que serão ampliados e aprofundados no Ensino Fundamental e não como condição ou pré-requisito para o acesso ao Ensino Fundamental” (BRASIL, 2018, p. 54-55).
O ENGLISH PLAYGROUND NOS
ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
A presente síntese é de especial importância para nossa coleção. Afinal, é a norteadora das atividades de aprendizagem e desenvolvimento no processo educativo em inglês, uma vez que a BNCC não estabelece diretrizes para a língua adicional nessa etapa da educação.
Tendo por foco o aprender na interdisciplinaridade, o English Playground apoia-se nos referenciais teórico-metodológicos dos componentes curriculares das diversas áreas de conhecimento, Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas, para seu percurso com práticas pedagógicas que também tematizam as culturas infantis, tradicionais e contemporâneas.
O material complementar – disponibilizado às professoras e professores que adotam a coleção – ampliará as possibilidades de os alunos construírem conhecimentos na interação com os outros componentes curriculares pela língua inglesa, especialmente as competências específicas de Língua Portuguesa listadas na BNCC (BRASIL, 2018, p. 87). Essa construção pelos alunos terá em vista sua “inserção na cultura letrada” e sua participação “com maior autonomia e protagonismo na vida social” (BRASIL, 2018, p. 63), a fim de garantir todos os seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento.
A coleção e seu material complementar consideram a cultura digital como um dos aspectos que permeiam as ações do aprender na era contemporânea. Assim, integram atividades digitais engajadoras para o desenvolvimento da visão multimodal de linguagem com suas representações verbais, imagéticas, sonoras e tipológicas, por exemplo, em diferentes contextos no processo de produzir sentidos “que levem ao diálogo, à resolução de conflitos e à cooperação” (BRASIL, 2018, p. 65). Assumem a centralidade de textos materializados em gêneros diversificados que podem ser criados em várias ferramentas digitais, em programas de edição para layouts multimodais, em vídeos, em áudio por podcasts, em vlogs, em stories no Facebook, entre vários outros.
OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Nesta etapa amplia-se o número de professores responsáveis por cada um dos componentes curriculares, incluindo o inglês, que passa a ser parte do currículo escolar. Assim, diferente dos anos iniciais, a construção de conhecimentos torna-se mais fragmentada – a não ser que as escolas e os professores assumam responsabilidade pela criação e implementação de projetos interdisciplinares.
Para os anos finais do Ensino Fundamental, a BNCC normatiza as diretrizes para a língua inglesa (BRASIL, 2018, p. 241-263), incluindo os objetivos específicos para cada um dos quatro anos de duração desse segmento. Especifica os eixos norteadores das ações de aprendizagens e desenvolvimento, a oralidade, a leitura, a escrita, os conhecimentos linguísticos e a dimensão cultural.
Para conhecer a BNCC, estes são os sites recomendados:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ (site oficial do MEC)