Políticas Educacionais
O English Playground se respalda nas políticas educacionais pertinentes aos anos iniciais do Ensino Fundamental, incorporando também os eixos da Educação Infantil.
Embora a BNCC não normatize o ensino de inglês para essa etapa da educação básica, nossa coleção considera o que é recomendado para os outros componentes curriculares, pois a interdisciplinaridade a e interculturalidade são os principais pilares na abordagem por nós adotada, o CLIL.
O English Playground se respalda no PARECER CNE/CEB Nº: 2/2020, que dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a oferta de Educação Plurilíngue nas escolas brasileiras. Embora seja um documento muito lacunar, que nada menciona sobre elaboração de material didático, ele nos apoia ao recomendar nossa coleção para as escolas com carga horária de inglês estendida nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Para a criação das atividades do English Playground e seu material complementar, pautamo-nos pelo Documento-base para a elaboração de diretrizes curriculares nacionais para a língua inglesa nos anos iniciais do ensino fundamental, publicado pelo British Council em 2022.
Trata-se de documento alicerçado em pesquisas recentes sobre o ensino de inglês para crianças. Porém, não contempla aspectos importantes da formação de aprendizes bilíngues em relação ao uso educacional das tecnologias digitais, a visão de linguagem como ação social semiótica e a perspectiva dos letramentos com seus dois aspectos essenciais, a diversidade e a multimodalidade, colocados como premissas relevantes na educação bilíngue contemporânea pelo English Playground.